RSS

Recordar é viver!

26 nov

conectivaNo dia 11/03/2005 foi feito o último release oficial da maior distribuição puramente brasileira, o Conectiva Linux 10, que ao meu ver, foi o maior salto de qualidade no mundo linux. Conectiva 10 foi bastante superior aos seus “rivais” naquela época. Foi um trabalho primoroso, feito pelo pessoal da Conectiva e claro, pela comunidade também.

Depois do excelente trabalho no Conectiva 8 e o praticamente desastroso Conectiva 9, a versão 10 veio com tudo! Trouxe uma grande estabilidade e um exceente desempenho ao sistema.

Trazia consigo o “pai” do famoso Mandriva Control Center, que é hoje muito admirado.

O Centro de Controle Conectiva era muito bem organizado. Bazeado no webmin, realizava tarefas antes um pouco complexas e demoradas, apenas com alguns cliques.

conectivacc

Foi com o Conectiva 10 que abri mão definitivamente do Windows. E confesso que fiquei órfão de distribuição por um bom tempo, já que a minha evolução natural, Mandriva 2006, não foi tão bom quanto o Conectiva 10. Daí pra frente foram inúmeras distribuições, passando por Kurumin, Debian, Fedora, OpenSuse, Slackware, Kalango, Arch e Ubuntu, quando resolvi tentar voltar para a família e instalar o Mandriva 2007, de onde nunca mais saí.

Esses diversos testes me fizeram torcer o nariz aos filhos do Debian (Ubuntu, Kurumin, Kalango, etc). Essas distribuições sempre se mostraram um pouco mais lentas e não tão estáveis quanto as distribuições baseadas no Red Hat, que usam o empacotamento RPM.

Ainda penso que a distribuição não deveria ter sido extinta e sim ser um produto a mais no catálogo da Mandriva, como uma distribuição voltada somente ao mercado corporativo, em vez de usar o Mandriva Corporate Server. Básicamente a distribuição fosse a mesma, mas com um nome diferente.

265789 Mesmo com saudade, é assim mesmo que o mundo caminha. A evolução é natural e hoje, mesmo com um outro nome (Mandriva), temos a melhor distribuição linux disponível!

Entre para o nosso mundo 🙂

Anúncios
 
 

Tags: , ,

7 Respostas para “Recordar é viver!

  1. d3kFoX

    27/11/2008 at 9:23 pm

    Parabêns Diogo! Espero ficar um bom tempo na Mandriva também.
    O quê ouve, ficou fora por uns tempos?

     
  2. Rafael Reuber

    28/11/2008 at 11:19 am

    Penso que o Mandriva deu continuidade ao trabalho do Conectiva que foi levar ao usuário uma distro destruidora do paradigma de que linux é difícil.

     
  3. diogoparker

    28/11/2008 at 10:49 pm

    d3kFoX, meu HD estragou 😦

     
  4. Jpunker

    02/12/2008 at 4:49 pm

    cara… você me fez ter um momento nostálgico, juro que algumas lagrimas escorreram dos meus olhas haha! Minha primeira distro agente nunca esquece 🙂
    Conectiva para sempre.

     
  5. хостинг

    20/11/2009 at 7:29 pm

    necessario verificar:)

     
  6. Guimesmo

    07/05/2010 at 2:44 pm

    Deitou velho. Ótimo post, resume bem a história. Engraçado que compartilhamos o mesmo sentimento em relação aos debianos (eu acrescentaria que parecem sempre a mesma coisa com um tema um pouco diferente). Abraço.

     
  7. eltersoft.hpg.com.br

    02/02/2013 at 12:19 pm

    Creio que o linux ainda não superou a windows,por que a comunidade linux e muito dispersa,
    em 2004 o conectiva 8 já trazia facilidade,funcionalidade que so o Ubuntu trouxe,se comunidade tivesse abraçado mais esta distruição o linux seria mais popular,trabalhei um empresa que tentou usar postgresql rodando no linux,tentaram varias distribuiçõs,ja em 2005 o postgresql funcionava redondo e era pré-instalado. Tanto como Desktop ou Servidor a vida era facilitada sem abrir não da segurança e estabailidade.Porém o conectiva era tratado com certo preconceito por usuario de outras distribuição.Muita gente que valia pagar pelo empacotamento feito pela conectiva,sempre achei que valia,principalmente por comprarem um baixo preço, mesmo pelo padroes de renda dos brasileiros.

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: