RSS

Mandriva 2010 terá suporte ao Moblin v2, ao chip Poulsbo e mais

19 out

Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br):

“”Depois do Fedora, uma das maiores e mais utilizadas distribuições Linux do mundo, o Mandriva, adicionou oficialmente suporte ao Moblin v2 e ao chip Intel Poulsbo (GMA500). A empresa afirma ser “a primeira distribuição a incluir o ambiente Moblin completo e empacotado”. Vale lembrar que o Moblin é uma interface gráfica simplificada, destinada à laptops de telas reduzidas, como os netbooks.

Como havia dito, o Fedora foi a primeira distribuição a adicionar suporte ao Moblin, através de sua versão 12 alpha. Entretanto, o foco do Fedora é restringir os limites de redistribuição ao software livre puro, e por isso a distro não oferece suporte ao Poulsbo, já que os drivers são fechados. O Fedora 12 final deverá ser lançado no dia 10 de novembro, enquanto o Mandriva no dia 3 do mesmo mês.

O Poulsbo é um chip associado, composto de um “combo” de ponte norte e sul, que trabalha em conjunto com a série Z dos processadores Atom, da plataforma Menlow. Mesmo sendo focado para dispositivos embarcados, o Menlow está sendo usado em alguns netbooks também, para frustração das pessoas que queiram testar o Moblin.

A nova versão do Mandriva pode ser uma boa opção para qualquer um que tenha um CompuLabs FitPC2 ou outro netbook baseado na plataforma Menlow, como alguns modelos da Dell.

Fontes:
http://moblinzone.com/blog/712/37/Mandriva_folds_in_Moblin_tech
http://www.osnews.com/comments/22350

Veja mais novidades do Mandriva em:
http://linuxcrunch.com/content/20-features-mandriva-2010

Recomendo fortemente a leitura deste último artigo, que cita 20 novidades desta versão 2010.” [referência: guiadohardware.net]

Retirado de br-linux.org

Anúncios
 
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: