Click: Cyber com Mandriva Linux e um pouco de história

Desde quando conheci o Linux (1997 ou 1998), tomei um carinho muito grande pelo sistema operacional, quando instalei pela primeira vez, foi como uma aventura, nunca havia visto o Linux rodando em máquina alguma, a pouca informação que tinha sobre esse novíssimo S.O. eram algumas matérias da revista Geek nos seus primeiros números. Então era um caminho que eu realmente não sabia até onde iria. Até hoje lembro do equipamento, um AMD 5×86 133 Mhz com 64MB de memória RAM, mas infelizmente não lembro ao certo qual era a versão do Red Hat, não sei se era 6 ou 4. Lembro que a instalação era muito diferente do que é hoje, muitas opções novas, um visual muito diferente! Mas não é que a minha primeira instalação deu certo? Em algum tempo eu tinha o Red Hat instalado e funcionando em meu modesto computador! Logo chamei os amigos, que mal tinham entrosamento com o Windows, para conhecer o Linux.
De lá pra cá foram vários anos acompanhando o seu desenvolvimento. Quando tive acesso à internet em casa a coisa melhorou, pude entender a história, do que se tratava aquele bonito e interessante sistema operacional. Logo tentei convencer todos os amigos a terem o Red Hat em dual-boot com o Windows 98 ou Me e a usarem o Netscape Navigator. Mas naquele tempo não era tão fácil convencer pessoas “normais” usarem Linux.
Então conheci o Conectiva Linux, primeira versão usada foi a 6.0, era um visual bem agradável, boa documentação e o melhor de tudo, um trabalho genuinamente brasileiro! O Conectiva foi a minha distro até a fusão com a Mandrake Soft, onde passei a usar o Mandriva. Confesso que o Mandriva 10 e 2006 não foram bons suficientes para me fazer tirar o Conectiva 10 do computador, portanto, só passei a ser usuário Mandriva na versão 2007.
com o Mandriva 2007, tive a certeza de que o Linux era bom e fácil o suficiente para ser usado por todos! Então voltei a mostrar aos amigos as vantagens e agora também, as facilidades de usar Linux. O resultado foi bem melhor, as pessoas já viam com outros olhos, já não era difícil e já tinha programa para tudo o que precisavam! Muitos se convenceram a manter o Mandriva em uma outra partição, dividindo lugar com o Windows XP.

Agora é 2010, meu presente é uma realização! Finalmente estou levando o Linux ao alcance das pessoas! Desde crianças, passando pelos jovens que adoram jogos e até mesmo aos mais velhos, todos estão tendo a experiência de usar o Linux.

No dia 23/08/2010 inaugurei uma loja de hardware que também faz manutenção de computadores e é um Cyber Café, a diferença é que esse Cyber usa apenas o Mandriva Linux 2010.1 como sistema operacional, seja para jogos, seja para navegar na internet, tudo é feito com o Linux!

Tive medo antes de abrir, pensei que a maioria das pessoas não seriam capazes de usar o Linux ou se sentiriam como peixe fora d’agua em meu estabelecimento, mas felizmente não foi assim! Meu primeiro cliente foi uma garotinha de aproximadamente 12 anos, ela pediu acesso e eu liberei o uso do computador, muito nervoso, acompanhava os passos da menina que ao olhar o desktop, foi direto no ícone do Firefox e acessou seu Orkut. Aquilo foi um alívio! Como se uma tonelada saísse de minhas costas! Logo foram chegando mais e mais pessoas e todas elas acessavam normalmente, abriam o aMsn e Kmess para usar o Messenger, conseguiam salvar suas fotos e postarem nos diversos sites de relacionamento, conseguiam ouvir suas músicas que estavam em seus pendrives.
Alguns perguntavam: “Que Windows é esse?” E eu respondia com muito orgulho: “Esse não é Windows, esse é o Mandriva Linux.” O bom era ouvir o comentário seguinte: “Nossa, é muito legal!”, “Como é bonito!” e o melhor de todos foi: “Você pode instalar no meu computador?”.
Alí eu via que para um pequeno número de pessoas, o linux era finalmente desmistificado.

Para um total sucesso, pesquisei muito sobre o que e como usar. Eu tinha apenas duas certezas: Usaria Linux e a distribuição seria Mandriva.
Pesquisando sobre equipamentos, decidir por usar o tradicional: Computadores com processador AMD Semprom 2.2Ghz, Placa MSI com GPU Nvidia 6100 e 1GB de memória RAM, essa configuração é acompanhada por um monitor LCD de 20 polegadas, o que chama muita atenção de quem frequenta, aliado ao belíssimo visual do KDE.
Uma questão trabalhosa que acbou virando uma grande alegria foi a escolha do software de gerenciamento para o Cyber, existem muitos softwares espalhados por aí, mas nada muito específico e com pouquíssima documentação, foi então que conheci o Antônio Cientista, desenvolvedor do OpenASB. Acho que se não fosse o Antônio, as coisas seriam muito mais difíceis para mim.
O OpenASB era desenvolvido apenas para Ubuntu, mas o Antônio, com o espírito de cooperação que tem, decidiu desenvolver uma nova versão totalmente compatível com o Mandriva Linux, entrou em contato comigo e começamos a conversar sobre essa nova versão, foram alguns dias de testes e reports, até surgir a versão 5.0 do OpenASB, que é, sem nenhuma dúvida, o melhor software de gerenciamento para cyber disponível para o Linux. Não tenho palavras suficientes para agradecer o meu amigo Antônio Cientista pelo apoio e pelas horas de sono que ele certamente perdeu para portar seu software de forma impecável ao Mandriva.

Hoje (04/09) a Click Informática completa apenas uma semana de vida, mas posso dizer que estou realizado ao ver as pessoas elogiando e adaptadas ao Linux, ao ver que já preferem usar as máquinas de meu Cyber do que usarem as máquinas da proximidade, que usam Windows.

Agradeço ao pessoal da comunidade Mandriva que mora no MandrivaBrasil.org pelo total apoio e ao pessoal do BDK que ajudou e empacotou o OpenASB, disponibilizando em seu repositório.

A Click Informática fica localizada na região do Entorno de Brasília-DF, em Céu Azul (Ver o mapa)

Obrigado a todos!

Diogo.

40 comentários sobre “Click: Cyber com Mandriva Linux e um pouco de história

  1. Parabéns pelo cyber café e pelo relato detalhado de sua experiência.

    Desejo-lhe boa sorte nos negócios e na sua vida pessoal também.

  2. Parabéns!!!!
    Bela iniciativa e mais belo ainda o seu emocionado(e emocionante) relato….
    Tudo de bom para todos vocês.

  3. Cara muito legal isso cara usai mandriva muito tempo, mas sou amante de Debian e digo uma coisa quando eu for a Brasilia com certeza irei na sua lan passar algumas horas é dificil achar um lugar confiavel hoje em dia para acessar a web seguramente ! parabéns Sucesso !

    1. Uma das intenções desse projeto é fazer com que esse local seja um ponto de referência e encontro pro pessoal que também é apaixonado pelo Linux 🙂

  4. Cara, sem palavras.
    Parabéns. Concerteza quando for a brasilia, farei questão de ir a sua lan. Querer é poder, e você mostrou isso a nós linusers que ficamos de mimimi quando não conseguimos instalar uma webcam. São relatos como o seu que fazem com que a comunidade se sinta estimulada a sair da inercia. Você é um orgulho a comunidade brasileira. Muito Sucesso, muito sucesso mesmo.

    Como amante dos rpm-like foi um orgulho a mais ver o Mandriva, sendo que a primeira opção seria um buntu.

    Parabéns.

  5. Ola, estou montando um pequeno cyber, e baixei o OpenASB, to apanhando um pouco! mas to conseguindo usar!

    vamos ficar em contato! sucesso para vc!

    abraço!

  6. Rapaz, parabéns pela sua LAN. É uma pena que não está em São Paulo porque iria fazer questão de aparecer por aí e ficar um tempo usando e vendo como ficou seu trabalho. Já vi uma LAN com Linux (Ubuntu e Kubuntu) na minha cidade, mas os proprietários eram suuuper relaxados e o que não faltaram eram críticas ao Linux. Mas também tinham aqueles para o qual não fazia muita diferença ser Linux ou Windows.

    Sucesso!

  7. Olá, primeiro quero parabenizá-lo pela iniciativa.
    Sou muito fã de Linux e tenho uma lan house, eu não coloquei Linux porque aqui, ainda, existem pessoas viciadas em GTA San Andreas, GTA Vice City, Counter-Strike e etc… Antes de abrir a lan house testei todos esses jogos via Wine mas só o Counter-Strike rodou. Queria saber quais jogos você colocou no seu Cyber? E caso os jogos sejam apenas aqueles tipo Assault Cube ou OpenArena, qual foi a situação do cliente que estava acostumado com o CS? Infelizmente estou com o XP nas máquinas e só no servidor o Ubuntu sempre com um VirtualBox aberto para rodar o software de gerenciador. Se poder me dar umas instruções e algumas experiências eu fico grato, pois quero muito deixar minha lan house com LINUX!

    1. Olá Rodrigo,
      Aqui, o único jogo via wine é o C.S., ainda tenho poucos jogos, mas o pessoal aqui vem jogando mais os jogos nativos, Open Arena e Urban Terror fazem o maior sucesso! Também tenho o Assault Cube, que tem uma física melhor que o próprio C.S. Devo instalar o San Andreas por esses dias, já sei que roda tranquilamente. Outro que já testei foi o Fifa 2009, que também rodou normal.

  8. Olá, agora pra ficar melhor, deveria montar alguns multiterminais… deixando-os apenas para acesso web. Com o atual poder dos processadores e pelo baixo custo das memórias se comparando ao passado não muito distante, seria bastante atraente ter uma unica CPU com diversos terminais ligado a mesma, sem contar que tudo gerenciado com o OpenASB. Caso tenha interesse pesquise por (Multiterminais). Parabéns !!!

    1. Eu havia pensado nessa possibilidade mas temos um grande vilão: flash player! As vezes ele consegue engasgar até mesmo um processador dual-core! As ultimas versões do flash pro linux são uma piada de péssimo gosto da Adobe, algo precisa acontecer, esperamos por uma versão melhor.

  9. Caro diogoparke, já que está em BSB, pesquise por professor Ronald Costa, com certeza você poderá palestrar sobre o tema, durante o FLISOL aí em BSB. Caso queira o contato posso te passar por email.

  10. Aêê Peter!!! Parabéns cara! Que pena que esse Cyber Café esteja longe de Pernambuco!
    Parabéns e boa sorte amigão!!!

    Go go go go Mandriva!!!

  11. ra :
    Aêê Peter!!! Parabéns cara! Que pena que esse Cyber Café esteja longe de Pernambuco!
    Parabéns e boa sorte amigão!!!
    Go go go go Mandriva!!!

    Aê Peter foi eu quem escreveu, é que não saiu meu apelido… Rachid.

  12. Boa dia ! Achei esse artigo legal ! fantástico ! Se quiser pode escrever esse artigo para o site Viva o Linux , compartilhando seu relato.

    Existem muitos jogos na plataforma open source que são desconhecidos pelo publico e que podem ser um diferencial para os jogos de todas as lan houses, que estão manjados.

    Abraços.

  13. Legal cara, meu sonho é vê uma Lan-House com linux, não para usar, mas é só pra vê que a comunidade tá evoluindo. =)

    Eu uso o Ubuntu 10.04 e não desperdiço nenhum programa dele.

  14. Cara que show!!!
    Eu sempre quis usar linux, a primeira distro que tentei usar foi um slack q veio em uma revista… cara foi traumático….kkkkkkk

    Fiquei alguns anos sem tentar de novo, mas esta semana tomei coragem, baixei o mandriva 2010, e to aqui com ele rodando, postando um comentário no seu artigo….
    puts tô feliz feito pinto no lixo…. uhauahuahuh

    parabéns pela lan… tenho vontade fazer o mesmo por aqui, interior de minas uai!
    É bom saber que deu certo!!!
    sucesso “pro cê”!

    1. Por que o Mandriva é mais estável e mais rápido e também conta com ferramentas de configurações mais modernas e eficientes que o ubuntu.

  15. Parabens pelo empreendimento (bart ops diogopark), o linux precisa de personas que acreditam e voce o fez! Isso faz elevar las estatisticas de uso do OS, calando os que dizem que linux nao presta.
    Apesar de eu ter experimentado varias distros, a iniciar pelo madrake e experimentar o openSUSE que usei por bom tempo, retornei ao mandriva, mas tive umas instabilidades e hoje estou no ubuntu 10.04 64 bits com tudo funcionando impressora do japao, webcam logicool, inclusive o flash o que me estraga os videos e o compiz. Parabens e sucesso, diogo!

  16. “Alí eu via que para um pequeno número de pessoas, o linux era finalmente desmistificado.”

    Pois é, o que pode ser complicado é fazer a configuração inicial, mas depois de tudo funcionando, usar linux fica tão fácil quanto windows. Parabéns pela iniciativa, espero que você tenha muito sucesso!

    Aliás, por curiosidade. Quais jogos você tem disponível na lan house? Os clientes não reclamam que estão faltando alguns jogos?

  17. Obrigado pelo apoio de todos!
    Qualquer pessoa que queira migrar sua lan para Linux, pode entrar em contato comigo, por aqui ou pelo twitter.

  18. Possuo um Cyber Café com Ubuntu, porém não estou satisfeito com a distribuição. Instalei o Mandriva em um computador para conhecer a distribuição e gostei muito. Porém, não achei software de gerenciamento para ela. No Ubuntu, utilizava o Main Control, mas não consegui instalar ele no Mandriva. Assim, gostaria de saber se poderia me ajudar a instalar o OpenASB no mandriva, pois pesquisei por tutoriais na internet e não achei. No próprio site do OpenASB só diz a respeito da instalação no Ubuntu, não tendo nada sobre o Mandriva.
    Parabéns pelo estabelecimento em linux!

Deixe um comentário